quinta-feira, 23 de junho de 2011

GAROTA DA EMERGÊNCIA



Hoje temos que refletir o nosso sentido para vida.

Filosofar mesmo. Da forma mais tosca possível.
O que nos deixa feliz?

Eu trabalho agora em um setor Tenebroso... O setor é mais horripilante, mais apavorante e para mim o mais temido. :  A ENFERMARIA: Para alguns setor "moleza" não é CTI ou Emergência e é menos trabalhoso.Para mim é escabroso.  Eu entrar na enfermaria me apresentar para um paciente e gostar dele... É um inferno! Eu simplesmente ODEIO  gostar de um paciente, afinal na enfermaria, você  Cuida do paciente.
Vou ser direta: Emergência funciona como um a obra, o paciente passa de mão em mão até estabilizar e ficar bem para ir para enfermaria... A emergência é o lugar mais fácil e tranquilo de se trabalhar, O paciente chega passando mal até mesmo em Parada cardio-respiratória, e a função da equipe e deixar ele vivo, então, vemos sinais vitais, furamos administramos soro, administramos a medicação se estabiliza o paciente e deixamos ele vivo, ou não. A emergência é tão frenética que não dá tempo de vc as vezes saber o nome o paciente, ele é chamado por senhor ou senhora.

Na enfermaria é um pesadelo, eu tenho que saber o diagnostico do paciente, a quanto tempo ele esta com a doença, tenho que saber o nome da esposa, filha ou sobrinha que esta como acompanhante , tenho que observar cada manchinha na pele do paciente para colocar na evolução e existe o que para mim em uma enfermaria é o portal do inferno: O PRONTUÁRIO, é lá que eu costumo " me apegar" ao paciente, la eu vejo endereço, profissão e sua historia clínica, isso inclui a quanto tempo o paciente sofre com a doença, quantos exames invasivos ele já fez, quantas bolsas de sangue já tomou na vida, por quantas internações ele já passou, quantas quimioterapias já fez... enfim... Nada legal.

Isso acontece com qualquer um... Idosos, adolescentes e adultos jovens... Todos são fáceis de se apegar até os mais arrogantes... quando um paciente com 29 anos portador de Leucemia linfoide aguda a um ano não quer deixar você pegar uma veia dele, procura ler o prontuário ... Você vai ver que em um ano a quantidade de internação dele foi absurda, ele já fez trezentas quimioterapias e a equipe anterior "tentou" puncionar ele por 7 vezes sem sucesso... aí não tem como respeitar um colega que chama ele de "fresco" ou "enjoado", ele é um paciente que esta desistindo... e isso é triste. Será que ele tinha planos para os 30 anos?

Quando um paciente que não falava, se alimentava por sonda, urinava pelo cateter depois de 1 mês tomar 300 ml de mingal e te dar tchau quando você deixa o plantão é tudo! Eu quando dou comida para um paciente desse eu largo meu plantão me sentindo Cristina Yang em Gray´s anatomy quando ela faz uma cirurgia cardíaca... e ajudar uma pessoa a voltar a comer é muito importante.

Na enfermaria tem muito disso, pacientes que não será feito nenhum tipo de procedimento caso piore  são os SPP . Nada se faz... A pedido da família  e até mesmo a pedido do próprio paciente, e quando eu sei disso pela supervisora, ou pela própria família aí eu observo e me apego mais a esse paciente, e vejo que ele não reclama, ele não é ignorante, ele te agradece por tudo, esses para mim já são pessoas super evoluídas, eu saio me perguntando ( Pq eu me pergunto demais) O que se passa na cabeça dessas pessoas?

A enfermaria  não se limita a dar comprimido na boca de idoso como eu já li uma vez é muito mais complexo que isso.

E me pergunto mais uma vez, teria uma alguma outra coisa na minha vida que me satisfaria tanto quanto dar um mingal para um paciente?

Ando me perguntando com freqûencia... Mas a resposta ainda é não.

2 comentários:

  1. A palavra Enfermeira se compõe de duas palavras do latim: “nutrix”, que significa Mãe, e do verbo “nutrire”, que tem como significados criar e nutrir. Essas duas palavras, adaptadas ao inglês do século XIX, acabaram se transformando na palavra NURSE que, traduzida para o português, significa Enfermeira...OBRIGADO A VOCÊS POR CUIDAR DA GENTE...ONDE NA MAIORIA DOS CASOS NEM CONHECE A GENTE....DEUS A ABENÇÕE

    ResponderExcluir
  2. Beijos....

    http://adoraveiscanalhas.blogspot.com/2008/05/parabns-ns-enfermeiras.html

    ResponderExcluir